Porto. Circulação restabelecida no túnel de S. Bento após queda de pedra num comboio
Circulação na linha entre S. Bento e Campanhã esteve condicionada após a queda de uma pedra sobre um comboio no Túnel D. Carlos I. Uma das vias esteve fechada, mas o trânsito já foi restabelecido.
A circulação de comboios já foi restabelecida nos dois sentidos da linha ferroviária entre as estações de São Bento e de Campanhã, no Porto, anunciou na tarde desta quarta-feira a Infra-estruturas de Portugal (IP). Uma das vias esteve condicionada desde a manhã desta quarta-feira até às 16h30 por causa da queda de uma pedra do revestimento do túnel de São Bento sobre um comboio, especificou a mesma fonte.
"Concluídos os trabalhos de avaliação ao estado da catenária e à estrutura do túnel de São Bento pelas equipas da IP, estão reunidas as condições de segurança e circulação ferroviária, tendo sido restabelecida a circulação de comboios no dois sentidos", adiantou a empresa.
O incidente aconteceu no Túnel D. Carlos I, que une a Estação de São Bento às Fontainhas e que atravessa rocha granítica. Depois disso, a linha continua a céu aberto em direcção a Campanhã. A Infra-estruturas de Portugal especificou que a queda da pedra está relacionada com "trabalhos de terceiros" na rua, nas proximidades do túnel. Tanto o comboio como os tripulantes que viajavam no seu interior foram retirados, sem registo de feridos entre os passageiros.
A pedra na origem destes condicionamentos é um bloco com dois a três azulejos que compõe o revestimento do túnel. A estrutura atingiu o pantógrafo, ou seja, a peça que liga o comboio à catenária, por onde passa a energia eléctrica que permite a mobilidade ao longo da ferrovia.