Governo cria linha de prevenção do suicídio. “É fundamental que haja apoio próximo”, diz Ordem dos Psicólogos

Linha gratuita de prevenção do suicídio e apoio psicológico deve entrar em funcionamento no início de 2025. O anúncio vai ao encontro de uma das recomendações da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Foto
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, em 2021, registaram-se 8,9 suicídios por 100 mil habitantes Manuel Roberto
Ouça este artigo
00:00
05:15

O Ministério da Saúde vai criar uma linha gratuita de prevenção do suicídio e apoio psicológico, que deve entrar em funcionamento no início do próximo ano. O anúncio vai ao encontro de uma das recomendações da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) que, num contributo científico divulgado a propósito do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que se assinala esta terça-feira, pedia a implementação de uma linha nacional integrada na Linha SNS 24, a par de outras medidas como a criação de mecanismos de segurança em locais de risco.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.