Estrelas do cinema americano e do audiovisual português no Tribeca Festival Lisboa

Ao lado de Robert De Niro, Whoopi Goldberg e Patty Jenkins, os portugueses Ricardo Araújo Pereira, Daniela Ruah e César Mourão.

Foto
Anora, de Sean Baker, vencedor de Cannes 2024, é um dos títulos anunciados
Ouça este artigo
00:00
03:07

Oito filmes americanos, como Anora, de Sean Baker, vencedor da Palma de Ouro de Cannes deste ano, conversas com Robert De Niro, Whoopi Goldberg e Patty Jenkins, mais algum cinema português, compõem em Outubro o Tribeca Festival Lisboa, apresentado hoje em Nova Iorque. Marcado para 17 a 19 de Outubro no espaço Beato Innovation District, é a primeira edição na Europa do festival nova-iorquino fundado há mais de duas décadas pelo actor Robert De Niro e pela produtora Jane Rosenthal, que tem estado por trás de uma série de títulos protagonizados pelo actor, querendo revitalizar uma zona de Nova Iorque, a Lower Manhattan.

A edição portuguesa do festival tinha já sido anunciada em Abril, com a revelação de alguns convidados, nomeadamente dos dois fundadores, além da realizadora Patty Jenkins, da actriz Whoopi Goldberg e do actor Griffin Dunne. Hoje, a organização revelou que a programação contará com alguns dos "melhores vencedores do circuito de festivais de 2024", como o referido Anora ou In the Summers, de Lacorazza Samudio, que foi premiado em Sundance.

“Durante mais de duas décadas, o Tribeca tem promovido apaixonadamente cineastas independentes e talentos emergentes de todo o mundo”, disse a cofundadora e CEO do Tribeca, Jane Rosenthal. “É com orgulho que continuamos essa tradição neste Outono, trazendo o melhor do cinema independente americano a Portugal, ao mesmo tempo que fazemos uma parceria com a cidade de Lisboa e a equipa do Grupo Impresa para mostrar o talento emergente do país.”

Por isso a programação inclui "uma mistura de filmes independentes dos Estados Unidos, filmes portugueses, séries, podcasts, actuações musicais e conversas ao vivo com estrelas internacionais e nacionais", revelou em comunicado o grupo Impresa, que detém o canal televisivo SIC e a plataforma de streaming OPTO, parceiros do festival.

Foto
A Bronx Tale, estreia na realização de Robert deNiro, foi adaptado de um one man show de Chazz Palminteri, que terá a esteia internacional em Lisboa

O Tribeca Festival Lisboa vai acolher ainda a estreia portuguesa de Ezra (2023), de Tony Goldwyn, seguida de uma conversa com Robert De Niro, e a estreia internacional de A Bronx Tale, The Original One Man Show, com a presença do argumentista, realizador e protagonista, Chazz Palminteri. É a peça autobiográfica, em que Palminteri conta o desenvolvimento de um jovem entre a tentação do crime organizado e dos valores da classe operária transmitidos pelo pai, que serviu a Robert De Niro como base à sua primeira realização cinematográfica, em 1993.

Foto
Chazz Palminteri vem apresentar o seu one man show A Bronx Tale Rochlin/Getty Images for Tribeca Festival
Foto
Jazzy, de Morrisa Maltz, continuação de The Unknown County, com Lily Gladstone, que vimos este ano na terceira edição do festival Outsiders

A lista de filmes inclui ainda Jazzy, de Morrisa Maltz, continuação de The Unknown County, com Lily Gladstone, que vimos este ano na terceira edição do festival Outsiders, e Group Therapy, de Neil Berkeley. Estarão ambos em Lisboa.

Estão ainda previstas cerca de vinte conversas, sobre vários temas, como o impacto da Inteligência Artificial na produção cinematográfica, ou o futuro do streaming e a arte de contar histórias.

Aos já anunciados De Niro, Jane Rosenthal, Whoopi Goldberg e Patty Jenkins, juntam-se "algumas das vozes mais proeminentes da actualidade portuguesa", nomeadamente Ricardo Araújo Pereira, Daniela Ruah e César Mourão.

O Tribeca Festival Lisboa pretende ainda dar destaque à produção portuguesa, contando, por exemplo, com a série Azul, do realizador Pedro Varela, a longa-metragem Podia Ter Esperado Por Agosto, de César Mourão, e a série Unicórnios, "sobre a cultura das startups".