O ensino “nunca esteve bem”, mas a escola é “o melhor sítio do mundo”

Neste P24 ouvimos excertos da conversa entre duas professoras, numa conversa conduzida pela jornalista Patrícia Carvalho.

Separam-nas 30 anos e um início de carreira muito diferente: Isabel Aguiar, de 67 anos, sempre sonhou ser professora; Joana Rocha, de 37, está a chegar à profissão depois de a sua primeira opção de trabalho não ter corrido como esperava e de uma experiência na escola lhe ter mostrado que ser professora é mesmo o que a faz feliz. Isabel atingiu o topo da carreira e não está preparada para se reformar; Joana diz que não está disponível para os sacrifícios que viu outros professores fazerem e que, como acontece com a sua geração, não olha para o trabalho como carreira, mas como algo mais imediato.

Não se conheciam e têm muitas diferenças, mas também descobrem pontos em comum, em que o optimismo e o gosto por ser professora são os mais evidentes. “A escola é o melhor sítio do mundo, não é?...”, diz a sorridente Joana para Isabel. Neste P24 ouvimos excertos da conversa entre as duas professoras, numa conversa conduzida pela jornalista Patrícia Carvalho.


Siga o podcast P24 e receba cada episódio logo de manhã no Spotify, na Apple Podcasts, ou noutras aplicações para podcasts.​ Conheça os podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um email para podcasts@publico.pt.

Sugerir correcção
Comentar