Site AforroNet já está operacional depois de suspensão de duas semanas

Serviço foi suspenso a 24 de Agosto, para intervenção nos mecanismos de segurança. Interrupção de plataforma do IGCP “ajuda” app CTT.

Foto
IGCP gere a dívida pública portuguesa Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
02:52

O serviço AforroNet volta a estar operacional esta sexta-feira, informa o IGCP, a agência que gere a dívida pública na sua plataforma. A retoma do serviço, suspenso desde 24 de Agosto, acontece “após conclusão da intervenção para a melhoria da protecção dos dados pessoais", avança a entidade.

O AforroNet permite consultar a posição integrada da carteira aforro, assim como simular e subscrever Certificados de Aforro (CA) e Certificados do Tesouro Poupança Valor (CTPV).

O IGCP pede “desculpa pelo inconveniente causado pela indisponibilidade deste acesso digital”, garantindo que “não houve qualquer descontinuidade na operacionalidade da rede das entidades de colocação de produtos de aforro, nem nos sistemas de segurança dos produtos de aforro”.

Na mensagem colocada no seu site, a entidade gestora da dívida pública não dá detalhes sobre os motivos que levaram à suspensão do serviço, referindo apenas que “segue as práticas da indústria em matéria de segurança e protecção de dados e efectua testes e actualizações regulares aos seus sistemas de informação”.

Na nota que informava da suspensão, o IGCP limitou-se a dizer que se ficava a dever à necessidade de melhorar as “condições de segurança” do canal online.

A inoperacionalidade da aplicação do IGCP acabou por catapultar a app CTT, com as mesmas funcionalidades do AforroNet. Esta aplicação, disponível desde 18 de Julho, pretende tornar mais digital a subscrição e gestão das aplicações em CA e CTPV.

Os CTT "têm sentido um aumento significativo de associações de contas, consultas e subscrições na plataforma Aforro Digital na app CTT e estão preparados para responder a esse aumento, tendo reforçado a capacidade de resposta" dos seus canais, avançou a empresa. Nesta terça-feira foi batido "o recorde de adesões e subscrições", acreditando a empresa de correios "que a tendência se poderá manter". Nas últimas duas semanas, e segundo fonte oficial dos CTT, registou-se “um aumento de 300% em associações de conta e um crescimento de 263% no total das operações realizadas, com o valor médio de subscrições a aumentar 238%”.

Operador histórico na colocação dos Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro, os CTT adiantam que, esta semana, "a app foi a ‘loja’ com mais subscrições efectuadas, o que mostra bem a adesão dos aforristas à plataforma”. Acrescendo que a 31 de Julho, aproximadamente duas semanas depois do lançamento da app, tinham 5200 aforristas a aderir ao novo canal de subscrição e actualmente vão “em mais de 17.400 contas”.

Para além das lojas dos CTT e da app, e das do Espaço Cidadão e AforroNet, também é possível subscrever os dois produtos do Estado através do serviço digital do Banco de Investimento Global.

A abertura de conta é que continua a ter de ser feita presencialmente, embora o processo possa ser iniciado online, quer no caso dso CTT ou do BIG, um processo que, nesta última instituição, está facilitado para os actuais clientes.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários