Queres voltar a estudar? Há cursos grátis em várias universidades do país

Nesta lista, há cursos que não exigem qualquer propina e outros em que pagas a propina mas, mais tarde, recebes um reembolso total ou quase total.

Foto
A medida tem como objectivo contribuir para a “graduação da população” e aumentar “a investigação e desenvolvimento em Portugal” Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
02:46

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Podes estudar de forma gratuita em várias faculdades do país, uma medida apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Se tens mais de 23 anos e queres especializar-te, mas ainda não o fizeste por causa do preço das propinas esta pode ser uma boa opção para ti.

Nesta lista, há cursos que não exigem qualquer propina e outros em que pagas a propina mas, mais tarde, recebes um reembolso total ou quase total. Em alguns casos, só recebes esse reembolso depois de concluíres o curso com aproveitamento.

Não importam as notas que tiveste no passado, aqui os critérios são diferentes. São beneficiadas pessoas maiores de 23 anos, com níveis de ensino inferiores e desempregados porque a medida tem como objectivo contribuir para a “graduação da população” e aumentar “a investigação e desenvolvimento em Portugal”, segundo se lê no site da Direcção-Geral da Educação.

As candidaturas seguem quase todas a mesma lógica, pedem poucas informações para além das exigidas pelos critérios de selecção e os formulários encontram-se no site da própria instituição de ensino.

Estes cursos devolvem a propina

Há um número estabelecido de bolsas que varia de acordo com o curso que queres frequentar — a informação está disponível online. E há cursos para todos os gostos, em vários pontos do país. Em alguns casos podes ter de pagar a propina e candidatar-te à bolsa PRR para receberes o reembolso.

O P3 reuniu alguns exemplos de cursos grátis.

  1. Perigos Químicos na Cadeia Alimentar na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (120 euros reembolsáveis, 16 bolsas disponíveis)
  2. Ucraniano 1 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (270 euros reembolsáveis, 25 bolsas disponíveis)
  3. Cuidados de Saúde Transculturais no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (60 euros reembolsáveis, 20 bolsas disponíveis)
  4. Gestão de Conflitos nas Organizações de Saúde na Escola Superior de Saúde de Alcoitão (600 euros reembolsáveis + 50 euros de inscrição)
  5. Jornalismo desportivo na Escola Superior de Comunicação Social (até 50% valor da propina)
  6. Aquacultura sustentável na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (300 euros, dos quais 270 reembolsáveis, 15 bolsas disponíveis)
  7. Podcast: da Ideia ao Ouvido na Universidade da Beira Interior (200 euros reembolsáveis + 40 euros de taxa de frequência, 10 bolsas disponíveis)
  8. Arquitectura e Perspectiva de Género na Universidade da Beira Interior (200 euros reembolsáveis + 30 euros de taxa de frequência, 10 bolsas disponíveis)
  9. Museus e Arte Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (160 euros reembolsáveis)
  10. Programação em Python na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários