Há 240 anos, saía a sorte a um moço de servir e a uma condessa na primeira lotaria (com sucesso) em Portugal

Em 1784, arcebispos, negociantes, um mestre-de-obras e até a nobreza tentavam a sua sorte na primeira extracção da lotaria. A Santa Casa da Misericórdia assinala data com iniciativas esta semana.

Foto
Primeiro bilhete de lotaria de 1784 Arquivo Histórico da SCML
Ouça este artigo
00:00
07:14

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Dia 1 de Setembro de 1784. Numa sala com vista para o Largo Trindade Coelho, em Lisboa, realizava-se a primeira extracção da lotaria nacional. Só que esse momento acabou por se estender por 34 dias devido a um processo que envolveu mais de 22.000 cautelas e duas tômbolas. Pouco se conhece sobre os grandes vencedores, mas sabe-se, pelo menos, que receberam prémios uma condessa, negociantes, uma dona de uma loja na Rua Augusta ou um "moço de servir". Também há informação que mostra que arcebispos compraram bilhetes para tentar a sua sorte – numa época em que os jogos deste tipo não eram muito bem-vistos pela Igreja.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.