Jornalistas de antigo jornal independente de Hong Kong condenados por sedição

Juiz nomeado pelo Governo pró-Pequim do território semiautónomo diz que os artigos publicados entre 2020 e 2021 pelo extinto site noticioso Stand News puseram a “segurança nacional” em “perigo”.

Foto
Chung Pui-kuen, editor do Stand News, disse em tribunal que o jornal digital se limitou a “registar factos e a noticiar a verdade” BERTHA WANG / EPA
Ouça este artigo
00:00
05:10

Um tribunal da região administrativa especial chinesa de Hong Kong condenou nesta quinta-feira dois jornalistas pelo crime de sedição, argumentando que vários artigos publicados entre 2020 e 2021 no site independente de notícias Stand News – que foi alvo de buscas e forçado a encerrar em 2021 – puseram a “segurança nacional” em “perigo”. A Best Pencil HK, empresa que detém o portal, também foi condenada por “conspiração para a publicação de artigos sediciosos”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.