Sporting confirma uruguaio Maxi Araújo como reforço

Extremo assinou contrato até 2029, com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. Vai custar 13,6 milhões de euros.

Foto
Maxi Araújo com Frederico Varandas, presidente do Sporting Sporting CP
Ouça este artigo
00:00
02:07

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O internacional uruguaio Maximiliano Araújo é reforço do Sporting, tendo assinado um contrato de cinco temporadas, até 2029, anunciaram nesta terça-feira os campeões nacionais de futebol, que fixaram uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

Maxi Araújo, de 24 anos, cujo valor de compra não foi ainda comunicado pelo clube de Alvalade, representou o Montevideo Wanderers e o Puebla antes de rumar, em 2023, ao Toluca, clube treinado pelo português Renato Paiva e que, em Junho, contratou o avançado Paulinho, precisamente aos "leões".

No clube "azteca", o canhoto somou 63 jogos e 11 golos, sendo que, neste período, foi chamado pela primeira vez à selecção do Uruguai. Desde então, tem integrado com regularidade as convocatórias, tendo inclusivé marcado presença na última edição da Copa América, em que assinou dois golos.

O extremo-esquerdo - que também actua como ala em sistemas de três centrais - é o terceiro reforço dos "verdes e brancos" para esta temporada, após o guarda-redes bósnio Kovacevic e o defesa belga Debast.

De acordo com a informação prestada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Sporting vai pagar 13,6 milhões de euros por 100% do passe, a que poderá acrescer 50% do montante que os "leões" venham a receber da FIFA pela eventual participação do jogador do Mundial de 2026.

"Mais se informa que o mecanismo de solidariedade devido a clubes terceiros será suportado pela Sporting SAD e que os encargos com os serviços de intermediação relativos ao contrato de transferência e ao contrato de trabalho desportivo do Jogador ascendem a €1.366.783,56 (um milhão, trezentos e sessenta e seis mil, setecentos e oitenta e três euros, cinquenta e seis cêntimos)", pode ler-se no documento.

"Estou muito feliz por estar aqui, num clube tão grande. Chego cheio de ilusão e com muita vontade. Já estou há muito tempo fora do meu país, saí para o México, onde o campeonato é muito bom, dou agora mais um grande passo na minha carreira e acho que não havia melhor clube do que o Sporting CP para o fazer. Estou onde quero estar”, afirmou ao site oficial dos "leões".