Há 100 anos, a “Grande Escuta” sintonizou-se para ouvir mensagens de Marte

No EUA, um astrónomo ficou intrigado com a ideia de haver planetas habitados, após a descoberta de “canais” em Marte no século XIX. Tentava sintozinar-se com Marte, até avançar com um plano em 1924.

Foto
O rádiotelescópio Howard E. Tatel (numa imagem de 1959) ficou famoso pelo seu papel na procura de vida extraterrestre NRAO/AUI/NSF
Ouça este artigo
00:00
08:42

Em 1924, David Todd procurou corajosamente ouvir o que ninguém tinha tentado ouvido antes. O excêntrico astrónomo norte-americano conseguiu mobilizar o Exército e a Marinha dos EUA, um engenheiro que ajudou a inventar as imagens em movimento e um criptógrafo de topo. Depois, há um século, David Todd silenciou estações de rádio e ligou um receptor numa tentativa de detectar sinais extraterrestres de Marte.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.