Homem colhido por touro em Évora acabou por morrer no hospital
Homem foi colhido quando estava a participar numa largada de touros na vila alentejana de São Manços e acabou por falecer no hospital de Évora.
Um homem que ficou ferido com gravidade na madrugada deste sábado após ter sido colhido por um touro em São Manços (Évora), acabou por morrer no hospital de Évora, disse à agência Lusa fonte da Protecção Civil.
Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Alentejo Central explicou que o óbito foi declarado no hospital de Évora, tendo o alerta para o acidente sido dado pelas 00h08.
De acordo com a Protecção Civil e GNR, o homem foi colhido quando estava a participar numa largada de touros naquela vila alentejana.
Nas operações de socorro estiveram envolvidos sete operacionais, incluindo bombeiros e militares da GNR, auxiliados por três veículos, entre os quais a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Évora.
Entretanto, o partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) instou o Governo e a autarquia de Évora a determinarem a imediata suspensão das largadas previstas para este sábado, no mesmo local, no seguimento da morte do homem de 51 anos, "brutalmente colhido por um touro na largada organizada no âmbito das Festas de Verão".
“Não podemos compreender a indiferença perante a morte de uma pessoa, com elevada violência, nestas condições e a total desresponsabilização do Governo e da autarquia, a par da entidade organizadora das festas. Para além da perda humana, que lamentamos profundamente, para além do sofrimento e perda do animal, que condenamos, ainda se mobilizaram dezenas de recursos públicos, como a GNR, a PSP, os Bombeiros e o INEM”, lamenta Inês de Sousa Real, porta-voz do PAN, numa declaração por escrito.
Ao invés de terem sido canceladas todas as largadas de touros, o PAN lamenta que haja uma nova agendada para hoje, "não tendo até ao presente sido anunciado o respectivo cancelamento".
"As largadas de touros foram organizadas pelo Grupo de Forcados Amadores de São Manços, com o apoio da Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Évora, no âmbito das festas de Verão, que incluiu vários eventos tauromáquicos no seu programa. Consultando a página das festas na Internet, a autarquia não faz qualquer tipo de advertência para os riscos destas actividades nem estabelece nenhum limite de idade para participar nestes eventos, que todos os anos provoca vítimas mortais. Pelo contrário, dizem que não se responsabilizam por quaisquer acidentes", lamenta o partido.
Texto actualizado às 18h15 horas para incluir a tomada de posição do PAN