Idosos a viver em lares são prioritários na vacinação para evitar “pressão” no SNS

Plano de Inverno enviado às unidades locais de saúde quer que vacinação sazonal comece pelos idosos residentes em lares e abre a porta a mais urgências referenciadas.

Foto
Caberá às ULS “autorizar" o funcionamento de novos pontos de vacinação Tiago Lopes
Ouça este artigo
00:00
06:44

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

É identificada como uma "estratégia prioritária" nas linhas orientadoras do próximo Plano de Inverno que já foram enviadas para as unidades locais de saúde (ULS): a campanha de vacinação contra a gripe e a covid-19 deve voltar a arrancar pelos lares de idosos, com vista a "reduzir a pressão sobre o sistema de saúde, assegurando que os cidadãos mais vulneráveis sejam priorizados". O plano também abre a porta a mais projectos que retiram das urgências os casos menos graves, encaminhando-os para os centros de saúde. Ao que foi possível apurar, há quatro ULS que já demonstraram interesse em avançar com o modelo Ligue Antes, Salve Vidas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.