Desde 2022, realizaram-se 112 operações de resgate no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Dados dizem respeito a casos de desorientação na montanha e a incidentes em cascatas e foram compilados pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil até Agosto deste ano.

Foto
Número de ocorrências foi compilado entre Janeiro de 2022 e 15 de Agosto de 2024 Jose Sergio
Ouça este artigo
00:00
05:40

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Os números ainda estão por fechar porque o ano ainda não acabou. Por isso, o somatório das ocorrências diz apenas respeito ao período entre 2022 e o mês de Agosto de 2024. Só no final de Dezembro se saberá quais os números totais dos últimos três anos. Até agora, no espaço temporal em causa, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), registou 112 operações de resgate realizadas no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Apesar dos números, já se terá dado um passo em frente em matéria de coordenação entre as autoridades para agilizar os meios de resposta. Mas ainda não existe no papel um plano prévio de intervenção.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.