Euro 2024: UEFA distribui pelas federações 935 milhões de euros de bilheteira
Europeu foi acompanhado nos estádios por 2,7 milhões de espectadores, teve uma audiência acumulada em directo de 5,2 mil milhões e 4,5 mil milhões de visualizações nas redes sociais.
As 55 federações da UEFA vão receber, durante os próximos quatro anos, 935 milhões de euros (ME) provenientes das receitas recorde de bilheteira do Euro2024, na Alemanha, de acordo com o relatório publicado esta terça-feira por aquele organismo.
Aos 935 ME de bilheteira serão adicionados 331 ME em prémios monetários e 240 ME para os clubes que cederam jogadores às selecções participantes no Euro2024, que teve como vencedor, pela quarta vez, a Espanha e no qual Portugal foi eliminado nos quartos-de-final, pela França.
A UEFA considera a competição "um sucesso estrondoso" que permitirá a redistribuição do valor recorde de 935 ME entre as suas 55 federações através do programa "Hat-trick".
Este programa criado pela UEFA em 2004 permite que as receitas do Europeu revertam para as suas federações e que estas invistam em projectos como a construção de infraestruturas, desenvolvimento de jogadores, boa governança e responsabilidade social.
Após o evento, na Alemanha, 190 clubes e 21 associações regionais receberam 7 ME de ajuda financeira para projectos de sustentabilidade através do fundo climático Euro2024.
O relatório da UEFA refere, entre outros dados, que o Euro2024 foi acompanhado nos estádios por 2,7 milhões de espectadores, teve uma audiência acumulada em directo de 5,2 mil milhões e 4,5 mil milhões de visualizações nas redes sociais.
"A UEFA estava determinada a tornar a sustentabilidade central na organização do Euro2024. Os sistemas de transportes públicos gratuitos e com descontos ajudaram 81% dos espectadores a utilizar meios de transporte ecológicos para chegar aos estádios, cada um deles comprometido com os princípios da economia circular: reutilizar, reduzir, reciclar e aproveitar os resíduos", refere o documento.
O organismo que tutela o futebol europeu destaca ainda que investiu 32 ME na implementação da estratégia ambiental, social e de governação (ESG) da prova, incluindo a contratação de uma equipa de 500 voluntários e gestores de sustentabilidade em cada uma das 10 sedes da competição.