História (demasiado longa) da despublicação de um artigo científico

É legítimo perguntar por que se demorou 22 anos a retirar o artigo de Catherine Verfaillie, apesar de este ter sido questionado várias vezes desde o início. Um texto do biólogo João Ramalho-Santos.

Células estaminais pluripotentes induzidas Células estaminais induzidas/DR

Embora não seja imune a contextos histórico-sociais, a ciência tem processos de validação muito próprios, que, não sendo perfeitos, regra geral funcionam. Por exemplo: quando se descobre que os resultados de um artigo científico não são verdadeiros (devido a erro ou fraude), é obrigação da comunidade científica retirar o dito artigo de circulação o mais rápido possível. Ora, em 2002 foi publicado um artigo na revista científica Nature demonstrando, em essência, que certo tipo de células estaminais retiradas de indivíduos adultos podia dar origem a quaisquer outras células do nosso organismo, caso fossem colocadas em determinadas condições. Isto pode não parecer muito revolucionário a quem já tenha ouvido falar de células estaminais, mas, e esse é um problema recorrente nesta área, lá por se chamarem todas “estaminais”, diferentes tipos de células têm propriedades distintas.