Corey Yuen (1951-2022), uma vida dedicada à acção

Foi colega de Jackie Chan, Sammo Hung e Yuen Biao, nunca quis ser estrela de cinema e acabou por se evidenciar na realização e coreografia de acção, tanto em Hong Kong quanto na América.

Foto
Corey Yuen ( à direita) com os actores Daniel Wu e Rick Yune Tommaso Boddi
Ouça este artigo
00:00
05:34

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Corey Yuen, que foi actor, realizador e coreógrafo de cenas de luta, nasceu para a acção. Em novo, Yuen, que morreu em 2022 de Covid mas cuja família escolheu omitir o óbito até agora, passou pelo treino rígido, duro e rigoroso que o mestre Yu Jim-yuen dava aos alunos da China Drama Academy, uma escola de ópera de Pequim (Beijing) em Hong Kong. A última fornada de finalistas incluía os mais famosos Sammo Hung, Yuen Biao e Jackie Chan, que no seu livro de memórias chamou a Yuen um dos seus amigos mais próximos da escola. Foi aliás Chan quem deu primeiro a notícia da morte na rede social chinesa Weibo, algo que foi depois confirmado pela federação de cinema de Hong Kong.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.