Aprovação de cursos de Medicina pode ocorrer num ano, mas costuma demorar bem mais

Curso da Universidade de Aveiro foi aprovado em dois anos, mas há casos de esperas mais prolongadas. Este ano já existirão mais 53 vagas para Medicina, embora a formação de um médico leve uma década.

Foto
Há, neste momento, quatro propostas para novos cursos de Medicina no ensino superior português Jose Fernandes
Ouça este artigo
00:00
08:24

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A abertura de cursos de Medicina nas instituições portuguesas voltou à discussão pública perante a manifestação de intenções do primeiro-ministro, Luís Montenegro, em apoiar a abertura destes cursos nas universidades de Évora e de Trás-os-Montes e Alto Douro. A decisão, contudo, não é do Governo. Os cursos são aprovados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), responsável por garantir a qualidade das propostas de cursos nas universidades e politécnicos portugueses. Uma nova proposta de curso pode ser aprovada em apenas um ano, mas normalmente o processo demora pelo menos dois anos a ser concluído – devido aos pedidos de melhorias, por exemplo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.