Público Brasil Histórias e notícias para a comunidade brasileira que vive ou quer viver em Portugal.
Sabrina Sato veste figurino de empresária e traz rede de loja para Portugal
Apresentadora se associa à empresa brasileira Splash, de alimentação, que dará início a um processo de internacionalização por meio da região do Porto. Investimento inicial será de até 42 mil euros.
Os artigos da equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.
Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou iOS.
A apresentadora Sabrina Sato fará a sua entrada em Portugal por um caminho bem diferente daquele trilhado na televisão — com bastante sucesso, ressalte-se. Ela vestiu o figurino de empresária e se juntou à marca brasileira Splash, do ramo de alimentação, que abrirá sua primeira loja em Portugal até o fim do ano. A estreia será na região do Porto.
A expectativa é grande. A entrada da empresa no mercado português vem sendo planejada há quase três anos. “Nesse período, conversamos com vários candidatos a franquias da nossa marca, mas a maioria não se encaixava no nosso modelo de negócios. As pessoas nos procuravam porque queriam apenas abrir uma loja. Mas o franqueado escolhido é diferente. Ele dará treinamento, buscará parceiros, desenvolverá produtos e homologará fornecedores. Será um master franchiser”, diz Lucas Moreira, um dos sócios de Sabrina.
No Brasil, a Splash conta com mais de 60 lojas. E Portugal será o primeiro passo da empresa no exterior. “Vamos começar o processo de internacionalização devagar, com calma. Queremos crescer, mas com os pés no chão. Portugal será nosso grande teste, para ver se estamos no caminho certo”, ressalta Lucas. Esse também é o pensamento de Sabrina.
O valor do investimento para a abertura do negócio será muito parecido com o que é desembolsado no Brasil para cada loja: algo entre 33 mil e 42 mil euros (R$ 200 mil e R$ 250 mil). As lojas portuguesas terão, além dos produtos encontrados nos pontos de venda brasileiros — frapês, coxinhas, muffins e cafés —, delícias da culinária lusitana, como o pastel de nata. A idéia também é inserir no cardápio açaí e brigadeiros. “Temos de nos adequar ao perfil de quem vamos servir”, explica Lucas.
Faturamento em alta
O sócio de Sabrina afirma que a marca tem crescido muito. Em 2024, no primeiro semestre, o faturamento de rede aumentou 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Uma das características do negócio é de que os proprietários não tenham lojas próprias, apenas franqueados. Eles cuidam da imagem, da coerência do layout das lojas, do conceito — o que, em Portugal, deverá ser feito pelo parceiro escolhido.
Em média, são necessários quatro meses para montar uma nova loja. A franquia oferece tudo: os móveis, as máquinas, o visual, os produtos. Lucas considera que uma das vantagens para os franqueados é que os pontos de venda não têm cozinha, o que torna tudo mais simples na operação. “Assim, o ponto comercial pode ter a partir de 15 metros quadrados”, detalha.
A primeira loja Splash foi aberta há seis anos como uma empresa familiar, depois de uma série de tentativas de Lucas e da mulher dele, Brunna Farizel, de se inserirem no mundo dos negócios. Ele conta que, na primeira tentativa de empreender, tinha apenas 20 anos, e não deu certo. Capixabas, de Vila Velha, os dois se mudaram para São Paulo em 2008.
A Splash surgiu quando Lucas tinha 36 anos de idade e vivia um momento agitado na vida do casal. Brunna estava grávida da primeira filha — atualmente, eles têm três filhos. Mas insistiram e, hoje, o casal tem a certeza de que valeu todo o trabalho para chegar até aqui.
A entrada de Sabrina Sato como sócia da empresa foi resultado de uma aproximação quando Lucas e Brunna estavam negociando um serviço para a firma da apresentadora. “O processo começou em 2022, com um serviço que contratamos da empresa de influenciadores dela. Ela gostou da empresa e entrou na sociedade no começo de 2023”, lembra Lucas. Agora, Sabrina está completamente envolvida no projeto de chegada da Splash em Portugal. E quer ver de perto a inauguração da primeira parte.