Parlamento da Tailândia elege nova primeira-ministra, a terceira do clã Shinawatra

Regresso ao poder da família acontece depois de o Tribunal Constitucional ter destituído o primeiro-ministro, membro da mesma coligação, e banido o partido progressista que venceu as últimas eleições.

Foto
Paetongtarn Shinawatra depois de ser eleita primeira-ministra, com os votos de uma maioria esmagadora de deputados RUNGROJ YONGRIT / EPA
Ouça este artigo
00:00
04:46

Num país onde os políticos, usem farda militar ou fato e gravata, costumam ser homens com bastante idade, o facto de o Parlamento da Tailândia ter escolhido uma mulher com 37 anos para liderar o Governo é uma novidade. Paetongtarn Shinawatra é apenas a segunda mulher no cargo e, de longe a mais nova: até agora, o recorde de juventude era detido precisamente pela única mulher que já ocupara o posto, Yingluck Shinawatra, que tinha 57 anos. Menos original é o seu apelido.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.