Excerto do livro de culto A Parede, da escritora austríaca Marlen Haushofer

Este é o terceiro livro que a Antígona publica no seu projecto Sementes de Dissidência. Chega às livrarias na segunda-feira. Este clássico de 1963 foi adaptado ao cinema por Julian Pölsler em 2012.

Foto
A escritora Marlen Haushofer que morreu em 1970 e é também a autora de A Mansarda (1969) Sybille Haushofer
Ouça este artigo
00:00
09:54

Começo o meu relato hoje, dia cinco de Novembro. Tentarei descrever tudo da forma mais exacta que me for possível. No entanto, nem sequer tenho a certeza de estarmos a cinco de Novembro. Perdi‑me na contagem dos dias ao longo do último Inverno. Também não sou capaz de indicar em que dia da semana estamos. Não creio, porém, que se trate de um dado importante. Conto apenas com escassos apontamentos. São, de facto, escassos, porque não tinha a intenção de escrever este relato. Receio agora que as minhas recordações não correspondam exactamente àquilo por que passei e que vivi.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.