O murmúrio do mundo, segundo Antonio Tabucchi

O Pequeno Navio é o segundo romance do italiano e até agora inédito em Portugal. A história de um homem em busca de si numa narrativa que atravessa o século XX italiano.

Foto
Antonio Tabucchi fotografado pelo PÚBLICO em 1999 Dulce Fernandes/arquivo
Ouça este artigo
00:00
09:07

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Por fim, o protagonista compra papel, caneta e propõe-se contar a sua história. Chama-se Sexto Degli Angeli e vem de uma linhagem feita de pó e de pedra nascida e de um homem e de uma mulher que se fixaram numa aldeia com nome desconhecido na Toscana rural. Foi há muitos anos, num tempo meio mítico, não assinalado pelo narrador, até chegar o ano de 1900, com a morte de Umberto I e a dívida do seu legado imperialista, ou erupção do Vesúvio de 1906. As datas não constam, mas é a partir delas que começa uma espécie de possibilidade, por parte da memória de um homem, de se situar na história colectiva enquanto tenta responder à pergunta essencial: quem sou?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.