Outra vez a mpox. OMS volta a declarar doença como emergência de saúde pública

A Organização Mundial da Saúde volta a centrar atenções nos problemas provocados pelos surtos de mpox, desta vez no continente africano. Nova linhagem do vírus é um dos motivos de preocupação.

Foto
O principal surto activo de mpox ocorre na República Democrática do Congo onde uma nova variante tem afectado crianças e adolescentes Arlette Bashizi / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
07:09

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Num ano tudo muda e neste caso voltamos ao ponto onde estávamos em 2023: a mpox (antes conhecida como varíola-dos-macacos ou monkeypox) é, novamente, uma emergência internacional de saúde pública. O anúncio da Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta quarta-feira, encerra em si um aviso: se virarmos costas, as doenças reaparecem. Os surtos de mpox têm aumentado ao longo do último ano, particularmente na República Democrática do Congo, onde só na primeira semana de Agosto foram identificados cerca de 2400 casos suspeitos e 56 mortes devido à infecção.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.