Qual é a boa do fim de semana? Todas as quintas-feiras você vai receber dicas para tornar os seus dias de folga mais agradáveis. Como nesta semana há o feriado de Nossa Senhora da Assunção, a newsletter do PÚBLICO Brasil chega mais cedo.

Com os dias ensolarados de verão quem gosta de música, arte e, claro, de desfrutar das delícias da culinária brasileira tem opções para todos os gostos e bolsos. 

Evitar contratempos é fundamental, já que o fim de semana voa. Para isso, é sempre bom fazer um planejamento. E isso passa por conferir os horários de shows e exposições e se os locais onde são servidas as comidinhas estão abertos. Em agosto, muita coisa não funciona.

Quinta-feira, 15 de agosto

O feriado começa com a abertura da exposição "Diálogos de fogo: Exu, Ogum e Xangô, Santo Antônio na mitologia afro-brasileira", no Museu de Lisboa - Santo António. Com fotografias de Edgar de Souza e pinturas de Ed Ribeiro, ambos artistas baianos. Se estiver por Lisboa, às 19h, o grupo Oxalá promove uma batucada no Largo de Santo Antônio da Sé. 

Do samba, a esticada pode ser na cervejaria Delirium Café, com mais de 180 marcas de cerveja, na Calçada Nova de São Francisco, 2A, na Baixa do Chiado. Ou na Gulden Draak, instalada na Rua Andrade Corvo, 29A, Picoas. Ambas muito frequentadas por brasileiros que vivem ou estão pela capital portuguesa.

Já o cantor e compositor brasileiro Antonio Villeroy tem concerto programado na casa Paraíso 45, novo espaço para shows em Alfama. Às 20h30.

A quinta-feira marca, também, o início do Festival O Sol da Caparica. No evento, que ocorre na Costa da Caparica, o brasileiro L7NNON sobe ao placo às 22h45.

Sexta-feira, 16 de agosto

Os amantes de um bom samba que estão em Lisboa devem se ligar na roda promovida pelo Gira Coletivo, formado só por mulheres. É imperdível. Nesta sexta-feira, haverá participação especial do grupo O Arrepio e, no intervalo das apresentações, o som ficará a cargo do DJ Didi. A Casa da Gira fica na Praça David Leandro Silva, 22, em Marvilla. Os ingressos custam 5 euros (antecipados) e 8 euros (na hora, pagamento em dinheiro). Horário: das 20h à meia-noite. 

O samba ainda estará presente no Bartô, que funciona dentro do Chapitô, uma escola de teatro e circo. A música será capitaneada pelo cavaquinista Tércio Borges, que vive há 23 anos em Lisboa. Rua da Costa do Castelo, 1.

Se a opção for por algo mais calmo, como um bom jantar com um pequeno grupo de amigos, uma alternativa é o Bono Lisboa, do chef brasiliense Robson Oliveira, na Calçada Ferragial, 9. Há opções veganas e drinques que recebem elogios dos clientes.

Quem está no Porto não pode perder a exposição "Brasília — Da utopia à Capital". A mostra, instalada no Instituto Pernambuco, reúne um acervo com mais de 200 documentos históricos provenientes de coleções brasileiras públicas e privadas.

São maquetes de edifícios icônicos projetados pelo genial arquiteto Oscar Niemeyer e desenhos e maquete fotográfica do plano urbanístico de Lúcio Costa para a capital do Brasil, única cidade moderna considerada Patrimônio Histórico da Humanidade. As visitações estão abertas de segunda a sexta-feira, sempre das 9h às 18h. Entrada gratuita.

Antes ou depois da visita à bela exposição, é possível provar pratos típicos do Brasil no restaurante Brasileirão, que fica na Rua Delfim Ferreira, 564, no Porto. Quem estiver disposto a pegar a estrada, pode ir até Braga, almoçar no restaurante Capim Dourado, no Campo de Horas, 12, ou dirigir até Matosinhos, onde fica o restaurante Sabores do Brasil, na Rua Gaspar Sameiro, B.

Sábado, 17 de agosto

Se você ainda não foi, vá ao Palácio Nacional de Belém, residência oficial do Presidente da República de Portugal. E uma forma interessante de conhecer a história do local é por meio de grupos restritos de visitas. Os passeios são organizados pelo Giro Cultura, e as inscrições podem ser feitas pelo site www.girocultural.com. O valor varia de acordo com as atividades.

No terceiro dia do Festival O Sol da Caparica, as atenções estão voltadas para brasileiros Gilsons e o bloco Bué Tolo.

Em Sesimbra, a opção é o Verão Elétrico, com muito samba. A festança ocorre no Largo da Marinha. É bom se preparar para um dia bem quente. Tome muita água.

Como os brasileiros não resistem em começar a festa bem cedo, uma boa alternativa é passar pelo Boteco da Dri, instalado no Cais Gás, 19, Armazém A Porta, 17B. As coxinhas e as empadas são de dar água na boca, conta quem lá costuma ir. Mas o cardápio oferece muitos outros petiscos. 

Se o desejo for por uma boa feijoada, o caminho certo é o Boteco Dona Luzia, na Avenida 5 de outubro, 36 D, no Saldanha.

Já os esportistas têm a oportunidade de participar do lançamento da "Volta da Espanha 2024", uma competição de bicicletas por 12 quilômetros, com partida do Mosteiro dos Jerônimos até Oeiras, onde está a linha de chegada. A partir da 10h30.

Domingo, 18 de agosto

Em Estremoz, o projeto Rua das Pretas toma conta da Casa do Gadanha. Trata-se de um concerto intimista ao pôr do sol, no terraço de uma elegante casa de campo de requinte no centro histórico de Estremoz. O evento une gastronomia, música e muita gente boa. Pierre Aderne, Nilson Dourado, Maia Balduz e convidados da Rua das Pretas prometem uma noite mágica aos pés do castelo da bela cidade.

Os brasileiros continuam fazendo barulho no festival O Sol da Caparica. Uma das presenças mais esperadas no último dia de apresentações é a do MC Ryan SP, que estourou no Brasil.

Aqueles que estivem passeando pelo Algarve, com desejo de um bom prato brasileiro, uma das opções é o restaurante Bossa Tavira, que funciona da Rua da Liberdade, 47, em Tavira.

Em casa, com novela e pipoca

Para os que preferem um fim de semana mais calmo, bem caseiro, um programa muito bom para assistir — com um balde de pipoca, claro — é a primeira novela brasileira produzida pela Netflix. "Pedaço de mim", com 17 capítulos, é de tirar o fôlego. O elenco é estelar: liderado por Juliana Paes, Vladimir Brichta e Antonio Grassi.

O melodrama contemporâneo conta a história de Liana, uma mulher que gera gêmeos de pais diferentes, sendo um dos filhos do marido dela e, o outro, fruto de um abuso sexual.