Incêndio em restaurante obriga a fechar várias ruas na baixa do Porto

O alerta foi dado pelas 16h24 para um incêndio no Restaurante República dos Cachorros. Há sete pessoas desalojadas.

incendio,cortes,restaurante,local,porto,
Fotogaleria
Segundo a página da Protecção Civil, pelas 19h50 mantinham-se no local 28 operacionais e oito viaturas GUILHERME COSTA OLIVEIRA
incendio,cortes,restaurante,local,porto,
Fotogaleria
O incêndio foi dado como em rescaldo por volta das 19h Paulo Pimenta
incendio,cortes,restaurante,local,porto,
Fotogaleria
O incêndio começou no restaurante e alastrou para os dois andares superiores Paulo Pimenta
incendio,cortes,restaurante,local,porto,
Fotogaleria
Bombeiros no local do incêndio Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
01:36

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Um incêndio num restaurante na Praça dos Poveiros, no Porto, fez sete desalojados e obrigou ao corte do trânsito em várias ruas na baixa da cidade, informou a Câmara do Porto. O alerta foi dado pelas 16h24 para um incêndio no Restaurante República dos Cachorros e que está ser combatido pelo Regimento de Sapadores Bombeiros.

Num primeiro momento a autarquia deu conta de quatro pessoas desalojadas, informando que essas duas famílias já teriam arranjado solução de alojamento, uma delas "por meios próprios e a outra foi acolhida pelo senhorio noutra habitação".

A terceira família, de três elementos, acrescentou a fonte, "também encontrou solução junto de familiares". O incêndio foi dado como em rescaldo por volta das 19h.

Devido ao acidente, foi decidido o "corte total [do trânsito] na Rua do Campinho, na Rua D. João IV com a Rua de Santo Ildefonso e Rua da Alegria com a Rua Formosa", lê-se na página da autarquia no Facebook, que informa ainda que a situação está a ser monitorizada pela Polícia Municipal e pela PSP.

O incêndio teve origem na conduta de exaustão do restaurante, não se registando vítimas, acrescenta o comunicado. As famílias desalojadas moravam por cima do restaurante, em andares que também acabaram atingidos pelas chamas.

Fonte do Comando Sub-Regional da Área Metropolitana do Porto revelou à Lusa que "não houve necessidade de evacuar nenhuma das habitações vizinhas do restaurante". Segundo a página da Protecção Civil, pelas 19h50 mantinham-se no local 28 operacionais e oito viaturas.

Notícia actualizada às 20h10 com o número de desalojados.