Quem era Akhmerutnisut, o funcionário egípcio que tanto fascina arqueólogos de Portugal?

A primeira expedição luso-brasileira a um túmulo egípcio debruça-se sobre um funcionário que terá vivido há 4500 anos. Mesmo sendo antigo, este funcionário ainda tem histórias por revelar.

Foto
Luiza Osorio Silva e Youssef Sedek, dois dos investigadores da equipa, a documentar a mastaba em frente à Pirâmide de Quéfren Projecto de Documentação da Mastaba de Akhmerutnisut
Ouça este artigo
00:00
12:31

Akhmerutnisut. O nome parece impronunciável. Não para Inês Torres, para quem a vida de Akhmerutnisut lhe tem ocupado horas e horas de trabalho ao longo dos últimos anos – e a pronúncia soa perfeita. A pergunta central é: quem era então Akhmerutnisut? A resposta mais directa é: um funcionário egípcio que terá vivido há cerca de 4500 anos, no Império Antigo, e terá trabalhado na administração do palácio real egípcio. Bem, mas isso já sabíamos e um túmulo revela sempre mais do que o bilhete de identidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.