Pela primeira vez em 400 anos, há dois novos castores bebés nascidos em Londres

Os castores foram transferidos a partir de populações selvagens da Escócia e, em oito meses, instalaram-se construindo abrigos e barragens. Agora, já produziram pelo menos dois bebés.

Foto
Ealing Beaver Project libertou uma família de cinco castores em Paradise Fields, uma zona de conservação de bosques, zonas húmidas e prados na zona oeste de Londres Troy Harrison/GettyImages
Ouça este artigo
00:00
01:38

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Pelo menos dois castores bebés nasceram numa zona urbana de Londres, num momento celebrado pelos conservacionistas como prova de que os humanos e estas criaturas peludas podem viver lado a lado na capital. Em Outubro de 2023, quatro séculos depois de os animais terem sido caçados até à extinção em Londres, o Ealing Beaver Project libertou uma família de cinco castores em Paradise Fields, uma zona de conservação de bosques, zonas húmidas e prados na zona oeste de Londres.

Os castores foram transferidos pelo projecto a partir de populações selvagens da Escócia e, em oito meses, instalaram-se no local, construindo abrigos, barragens e novos cursos de água. Agora, já produziram pelo menos dois bebés, conhecidos como "kits".

"Tinha toda a confiança em que a nossa família de castores se instalaria em Paradise Fields, mas descobrir que tiveram novos bebés nesta Primavera é realmente a cereja no topo do bolo dos castores", afirmou Sean McCormack, do Ealing Beaver Project, em comunicado.

Segundo o projecto, os bebés castores são os primeiros a nascer na zona urbana de Londres em mais de 400 anos. No ano passado, nasceu outro castor bebé no bairro suburbano de Enfield, em Londres, graças a um projecto diferente lançado em 2022.

McCormack afirmou que os seres humanos já viveram ao lado dos castores e que acolhê-los de volta às cidades é "a coisa certa a fazer".

Os nascimentos mostraram que "os seres humanos e a vida selvagem podem prosperar lado a lado em ambientes urbanos", refere o comunicado de imprensa sobre o projecto, acrescentando que este exemplo poderia ser utilizado como modelo para outras reintroduções de castores em Londres e em toda a Grã-Bretanha.