Maternidades do Porto e Coimbra fizeram 30 partos de Leiria numa semana

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, quase metade das urgências de ginecologia-obstetrícia vão estar fechadas ou com constrangimentos durante este fim-de-semana.

Foto
Mandar grávidas com partos programados para maternidades a muitos quilómetros de distância foi a forma encontrada para contornar o problema do encerramento prolongado Manuel Roberto
Ouça este artigo
00:00
06:30

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

As maternidades de Coimbra e o Centro Materno Infantil do Norte (Porto) fizeram 30 partos de mulheres provenientes de Leiria numa semana, desde sexta-feira passada, dia em que a urgência de ginecologia-obstetrícia deste hospital fechou ao exterior por falta de médicos em número suficiente para assegurar as escalas. Foram 19 as mulheres encaminhadas de Leiria para Coimbra, que fica a 76 quilómetros de distância de Leiria, e 11 as que tiveram partos programados no Porto, a quase 200 quilómetros, apurou o PÚBLICO.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.