O que é a “ideologia de género”?

Importa recuperar formas de progresso social que promovam a tolerância e o respeito por todos, sem deitar a ciência para o caixote do lixo.

Foto
Bandeira que representa o transgénero ISAAC ESQUIVEL/EPA
Ouça este artigo
00:00
09:52

“Ideologia de género” é uma expressão pejorativa usada pelos críticos, na sua maioria conservadores, de algumas teorias pós-modernas sobre sexo e género. O que está normalmente em discussão são as aplicações dessas teorias em contextos específicos, tais como casas de banho públicas, currículos escolares ou mulheres “trans” no desporto feminino. Os defensores dessas teorias alegam, no entanto, que não existe ideologia de género, ou seja, que o alvo das críticas é válido, não se tratando de uma mera ideologia. E que, além disso, elas são relevantes para proteger alguns grupos mais vulneráveis da sociedade, como as pessoas transgénero. Mas que teorias são essas que tanta polémica acendem? É o que se contará neste texto, que faz parte da série Como perder amigos rapidamente.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.