Nesta pintura com quase 500 anos o céu não é uma recompensa, é um problema

Confinada às reservas de Arte Antiga há mais de cem anos, esta pintura está agora a ser restaurada. Com ela o museu quer começar a olhar para o maneirismo português de forma mais sistemática.

Foto
Fotomontagem sobre imagens do processo (à esquerda e à direita, imagens de Helena Pinheiro de Melo; ao centro de Luís Piorro) cortesia: HPM/Luís Piorro (radiografia)/MNAA/Laboratório José de Figueiredo
Ouça este artigo
00:00
07:18

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Sobre a mesa está uma enorme pintura que até agora vivia nas reservas do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA). Tem representados dois homens ladeando uma mulher, aparentemente todos santos. Helena Pinheiro de Melo, a nova conservadora-restauradora, tem-lhes dedicado boa parte do seu tempo e, embora esteja longe de dar o trabalho por acabado, o que hoje sabe sobre esta obra já lhe permite contribuir para que o museu venha a compor a sua ficha de inventário.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários