Palácio que acolhe Jogos Olímpicos e 40 museus em França alvos de ataque informático
O Grand Palais e o Louvre estão entre os palcos visados pelos “assaltantes”, que exigiram resgate para repor o sistema. Decorrer das provas não foi afectado, garantiu a organização dos Jogos.
O Grand Palais, que acolhe os Jogos Olímpicos em Paris, e cerca de 40 outros museus em França, entre os quais o Louvre, foram vítimas de um ataque informático este fim-de-semana, informaram esta segunda-feira fontes policiais, segundo a AFP.
No sábado à noite, foi atacado o sistema utilizado para "centralizar os dados financeiros" das marcas localizadas nestes locais, disse a fonte à agência noticiosa francesa, acrescentando que os autores exigiram um resgate e ameaçaram divulgar os dados encriptados.
Este tipo de ataque (conhecido por ransomware, na linguagem técnica em inglês) explora as falhas de segurança de uma empresa ou de um indivíduo para encriptar e bloquear os seus sistemas informáticos, exigindo um resgate para os desbloquear.
Contactada pela AFP, a agência francesa de segurança informática (Anssi) confirmou ter sido "alertada para o incidente", que "não afecta os sistemas de informação envolvidos no funcionamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos".
Segundo fontes oficiais, a Unidade de Luta contra a Cibercriminalidade (BL2C) da Polícia Judiciária de Paris abriu um inquérito sobre o ataque a um sistema automatizado de tratamento de dados e a extorsão organizada.
No que diz respeito aos museus, o Grand Palais – que está a ser palco das competições de esgrima e taekwondo – confirmou ter sido alvo de um ataque informático, mas não adiantou mais pormenores sobre o sucedido, enquanto o Louvre não emitiu qualquer comunicado, referiu a AFP.