Dez grávidas de Leiria vão ter bebés em hospital do Porto, a quase 200km de distância
Dos 43 serviços de urgência de ginecologia-obstetrícia do país, oito fecham no fim-de-semana, diz Direcção Executiva do SNS. Em Leiria, a maternidade encerra até dia 19.
Os próximos dias vão ser complicados para as mulheres que se encontram no final da gravidez na região de Leiria. Confrontada com o encerramento do serviço de urgência de ginecologia-obstetrícia do Hospital de Santo André (Leiria) durante mais de duas semanas, por falta de médicos, a Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) decidiu enviar os casos mais complexos, aqueles que implicam cesarianas programadas, para o Centro Materno Infantil do Porto, a quase 200 quilómetros de distância, com o acordo da mulheres. Em caso de doença ginecológica, os atendimentos urgentes serão assegurados pelos hospitais de Coimbra.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.