Farage criticado e acusado de “legitimar” os protestos da extrema-direita no Reino Unido

Presidente da Câmara de Liverpool junta-se a ex-chefe da polícia nas críticas e acusa o deputado de “desculpabilizar” violência. Farage justifica motins após ataque em Southport com “declínio social”.

Foto
Nigel Farage foi líder e eurodeputado do UKIP e, em 2018, fundou o Partido do Brexit — entretanto convertido em Reform UK Hollie Adams / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
05:21

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

No discurso que fez na quinta-feira, em que responsabilizou grupos de extrema-direita pelos motins ocorridos em várias cidades inglesas após o ataque em Southport, onde morreram três crianças (incluindo uma portuguesa), Keir Starmer afirmou que os manifestantes violentos e as pessoas que alimentaram a desinformação online e que interferiram com o trabalho da polícia “não podem” reivindicar que estão a falar ou a defender os interesses das famílias enlutadas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.