José Rio Fernandes: “Precisamos de acção política para acabar com o deslumbramento pelo turismo”
Investigador e geógrafo diz que país está a colher as consequências de, durante anos, ter olhado para o turismo como a “resolução de todos os seus problemas”.
Um pouco por toda a Europa, multiplicam-se os protestos contra o turismo de massas, que está a tornar as cidades inabitáveis. De Amesterdão, Itália e Espanha, em particular nas Canárias e Barcelona, os movimentos hostis ao turismo excessivo estão a multiplicar-se. Por cá, em Sintra, já há moradores a colocar faixas nas janelas e varandas e cartazes nas montras de lojas, restaurantes e cafés, exigindo à câmara municipal medidas contra o “turismo de massas e o caos no trânsito” e para evitar que a vila se transforme “num mero parque de diversões congestionado”, pondo em causa o seu carácter de “sítio único”.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.