Patrícia Sampaio e o bronze: “Isto parece tudo um sonho. E era um sonho”

Primeira medalha portuguesa nos Jogos Olímpicos veio do judo e da judoca de Tomar, que bateu a japonesa Riko Takayama por um lugar no pódio.

paris-2024,modalidades,desporto,jogos-olimpicos,judo,
Fotogaleria
Patrícia Sampaio, judoca portuguesa e medalhada olímpica,Patrícia Sampaio, judoca portuguesa e medalhada olímpica Kim Kyung-Hoon / REUTERS,Kim Kyung-Hoon / REUTERS
paris-2024,modalidades,desporto,jogos-olimpicos,judo,
Fotogaleria
Patrícia Sampaio, judoca portuguesa e medalhada olímpica Arlette Bashizi / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
06:11

Medalha para Portugal, para Tomar e para a Sociedade Recreativa Gualdim País. A medalha de bronze que Patrícia Sampaio acabava de conquistar no judo olímpico em Paris não tinha apenas um destinatário. Para um país, sim, mas também para a terra onde nasceu e para o clube onde faz judo desde os nove anos e de onde nunca saiu. Agora tem 25 e entrou num clube restrito, o dos que tiveram um grande dia olímpico. Que título daria Patrícia Sampaio, estudante de jornalismo, a esta conquista? “Ai, criatividade agora, depois deste dia…”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.