Rússia multa Google e TikTok devido a conteúdos banidos

Segundo tribunais russos, a Google e o TikTok não identificaram conteúdo semelhante a outros sobre os quais já tinham existido ordens de remoção.

Foto
A Google foi multada em quatro milhões de rublos (cerca de 53,6 mil euros) Gonzalo Fuentes / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
00:58

A Rússia multou a Google e o TikTok, esta quarta-feira, por não terem respeitado uma ordem do regulador de comunicação Roskomnadzor sobre conteúdos banidos, anunciaram os serviços de imprensa dos tribunais de Moscovo.

O tribunal do distrito de Tagansky, em Moscovo, multou a Google em quatro milhões de rublos (cerca de 53,6 mil euros) e o TikTok em cinco milhões (42,9 mil euros). Segundo o tribunal, a multa deveu-se à falha na identificação de conteúdo que é muito semelhante a outros sobre os quais já tinham existido ordens de remoção.

A Google e o TikTok não responderam a pedidos de comentário sobre o assunto.

Há vários anos que a Rússia ordena plataformas de tecnologia estrangeiras a removeram conteúdo que considera ilegal, passando pequenas mas contínuas multas quando identifica uma falha no cumprimento das ordens.

Moscovo tem criticado, particularmente, a Google por ter deitado a baixo canais do YouTube de media russos e figuras públicas.