Fu Yu vence 14.ª do mundo e está na segunda ronda do ténis de mesa

Fu Yu, 80.ª do ranking mundial, venceu Jihee Jeon, que está em 14.º. Regressa à competição na segunda-feira.

Foto
Fu Yu qualificou-se para a segunda ronda do torneio feminino de ténis de mesa do Kim Hong-Ji / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
02:08

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A portuguesa Fu Yu qualificou-se este domingo para a segunda ronda do torneio feminino de ténis de mesa dos Jogos Olímpicos Paris 2024, depois de vencer a sul-coreana Jihee Jeon, por 4-0.

Aos 45 anos, Fu Yu, 80.ª do ranking mundial, venceu Jihee Jeon, 14.ª, por 11-7, 11-4, 13-11 e 11-9, em 33 minutos.

"Como foi? Foi fácil, 4-0. Foi uma surpresa para mim, porque eu nunca pensava que podia ganhar tão fácil. Uma jogadora destas, tão fácil", admitiu a jogadora, de 45 anos, à agência Lusa.

Visivelmente satisfeita pelo triunfo na estreia nos seus terceiros Jogos Olímpicos, Fu Yu disse que "o segredo foi estar melhor e jogar até acabar". "Eu acredito que ninguém esperava esta vitória minha. Ninguém esperava, de certeza. Eu acreditava", referiu.

A vencer por dois sets, Fu Yu conseguiu impedir que a sul-coreana fizesse o 2-1, num parcial em que recuperou de 7-10 para vencer por 13-11, um momento que pode ter sido decisivo no encontro.

"Foi aí sim [o momento decisivo], porque é diferente estar a ganhar 3-0 do que por 2-1. Faz a diferença", assumiu.

Com este triunfo, Fu Yu igualou, pelo menos, a sua melhor prestação de sempre em Jogos, que foi o 17.° lugar em Tóquio, em 2020, assumindo que "era fantástico" chegar ainda mais à frente.

Nas bancadas da Arena Paris Sul, um grupo de cerca de duas dezenas de portugueses não se cansou da apoiar a mesa-tenista lusa, com gritos constantes "Fu, Fu, Fu" ou até mesmo com o habitual festejo do futebolista Cristiano Ronaldo após os pontos ganhos.

"Ouvi, ouvi [o apoio]. Ouvi desde que entrei para a mesa. Ouvi tudo. Muito obrigado", agradeceu Fu Yu.

A atleta mais velha da Missão portuguesa em Paris2024 vai defrontar na próxima ronda a tailandesa Suthasini Sawettabut ou a polaca Natalia Bajor, que apenas se defrontam na segunda-feira.