27 de Julho de 1974: a derrota de Spínola

No primeiro Verão da liberdade, os portugueses viviam alheios à guerra de corredores entre militares que levou à descolonização. Direito à autodeterminação foi aprovado há 50 anos.

Foto
O Marechal António Spínola preside à primeira reunião da Junta de Salvação Nacional a seguir ao 25 de Abril de 1974. Em primeiro plano, da esquerda para a direita, Costa Gomes, António de Spínola, Pinheiro de Azevedo e Silvério Marques. Em segundo plano, também da esquerda para a direita, Diogo Neto, Rosa Coutinho e Galvão de Melo. LUSA
Ouça este artigo
00:00
12:16

Escassas horas após o derrube do regime e antes de comparecer ao país à frente da Junta de Salvação Nacional, António de Spínola teve o primeiro embate com os militares que lhe deram o poder. Em causa estava o processo de descolonização. As teses spinolistas seriam derrotadas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.