“Desastre” meteorológico ameaça cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos
Meteorologista da Meteo France prevê que chova nesta sexta-feira em Paris, entre as 18h e a meia-noite, o equivalente a 15 dias normais de chuva.
A singular cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024, que fugirá ao tradicional espectáculo num estádio e levará atletas e espectadores para as águas e as margens do rio Sena, está ameaçada por um “desastre” meteorológico. À hora do evento, está previsto que Paris seja fustigada por chuvas fortes e que, durante as três horas da cerimónia, caia uma quantidade de água equivalente a 15 dias de chuva.
A previsão é de Patrick Marliere, chefe da meteorologia independente Agate Meteo, em declarações à rádio francesa RMC: "Será um desastre durante estas poucas horas. Estamos a executar modelos, fazendo um círculo completo, comparando todos os modelos meteorológicos, mas infelizmente tudo confirma essa tendência para o início e o final desta noite. Não poderemos evitá-la.”
O meteorologista da Meteo France prevê que “cerca de 25mm a 30mm de chuva são esperados por m2 entre as 18h e meia-noite de sexta-feira”, período onde decorrerá a cerimónia de três horas, que contará com a presença de líderes mundiais e celebridades globais.