Incêndio florestal já destruiu metade de cidade turística no Canadá

Chamas que já consumiram milhares de hectares no Parque Nacional de Jasper, no Canadá, continuam fora de controlo. Cerca de 25 mil pessoas tiveram de ser retiradas das suas casas e alojamentos.

azul,america-norte,incendios,canada,incendios-florestais,
Fotogaleria
Parque Nacional de Jasper ao fim da tarde de 24 de Julho,Parque Nacional de Jasper ao fim da tarde de 24 de Julho Parks Canada ,Parks Canada
Smoke rises from the CWF057 wildfire west of Water Valley, Alberta, Canada in a photograph released July 24, 2024. Alberta Wildfire/Handout via REUTERS. NO RESALES. NO ARCHIVES THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY
Fotogaleria
Existem esta quinta-feira 171 incêndios florestais activos na província de Alberta, no Canadá Alberta Wildfire
Ouça este artigo
00:00
02:41

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Um incêndio florestal devastou a localidade turística de Jasper, no Oeste do Canadá, estimando-se que tenha já destruído até 50% das estruturas da cidade.

Na noite da passada segunda-feira, 22 de Julho, as autoridades canadianas alertaram para duas frentes de incêndio junto à cidade de Jasper, uma a norte e outra a sul, que entretanto se fundiram. Em poucas horas, avançaram com a retirada da população, numa altura em que estariam cerca de 10.000 pessoas na cidade e mais de 15.000 visitantes no Parque Nacional de Jasper.

Jasper situa-se na província canadiana de Alberta, nas montanhas Rochosas. A localidade e o Parque Nacional de Jasper, que se estende por 11.000 quilómetros quadrados, atraem mais de dois milhões de turistas todos os anos.

"Não há dúvida de que este é o pior pesadelo de qualquer comunidade", afirmou a primeira-ministra de Alberta, Danielle Smith, em declarações à imprensa nacional.

"Estamos perante uma destruição de 30% a 50% das estruturas... A reconstrução será enorme", continuou, acrescentando que o incêndio continuava fora de controlo.

A Parks Canada, agência estatal responsável pela gestão dos 48 parques nacionais do país, confirmou que foi registada uma "perda significativa" de edifícios da cidade, sem adiantar mais detalhes, e instou os residentes a não regressar até ordem das autoridades.

Eva Korduliakova, habitante de Jasper, soube que a sua casa estava a arder a milhares de quilómetros de distância na manhã desta quinta-feira, durante uma viagem com o filho de sete anos para visitar familiares a viver na República Checa.

"Sou uma mãe solteira que ficou sem casa e sem trabalho de um dia para o outro", contou, citada pela agência Reuters. "A nossa casa foi-se. Não tive oportunidade de salvar nada."

Richard Ireland, autarca de Jasper, diz que a cidade está agora a começar a lidar com as consequências devastadoras do incêndio.

"Os incêndios da última noite arrasaram por completo a nossa pequena comunidade, não há palavras para a destruição e a perda que tantos dos nossos moradores estão a enfrentar", declarou, emocionado, em conferência de imprensa.

Segundo os dados mais recentes das autoridades canadianas, existem esta quinta-feira 171 incêndios florestais activos na província de Alberta. Destes, 50 estão "fora de controlo".

Em Jasper, os esforços de combate às chamas continuam, dificultados pelo vento forte. O fogo terá sido provocado por um relâmpago.

Uma vez que as frentes Norte e Sul do incêndio se fundiram, ainda não foi possível confirmar a dimensão actual do fogo. Contudo, na noite passada estimava-se que uma das frentes tivesse atingido uma área de 10.800 hectares e a segunda uma área de 270 hectares.