Como é que o calor extremo afecta os medicamentos e as pessoas que os tomam?

O calor afecta tudo e todos. No caso dos fármacos e doentes, o tema é mais sensível. Apesar de todos os conselhos e do senso comum, é importante sempre aconselhar-se com o médico que o acompanha.

Foto
As directrizes de temperatura de armazenamento para medicamentos específicos também podem ser encontradas nas bulas dos fármacos M STUDIO IMAGES/GettyImages
Ouça este artigo
00:00
03:15

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O mundo acabou de enfrentar o dia mais quente de que há registo e as ondas de calor prolongadas tornaram-se mais comuns devido às alterações climáticas, condições que podem alterar os medicamentos e os seus efeitos nos doentes que os tomam.

Eis o que precisa de saber sobre medicamentos em tempo quente:

Como é que o calor altera os efeitos e a qualidade dos medicamentos?

Os medicamentos para doenças comuns podem aumentar a sensibilidade dos pacientes ao calor, prejudicando a resposta do corpo a altas temperaturas, incluindo a capacidade de suar e a taxa de fluxo sanguíneo.

As ondas de calor também aumentam o risco de deterioração de quase todos os medicamentos, quer sejam cápsulas, sprays, comprimidos, xaropes ou qualquer outra forma, se não forem mantidos dentro de um determinado intervalo de temperatura.

Os efeitos dos medicamentos relacionados com o calor podem variar consoante o estado de saúde individual, a dosagem e as condições ambientais.

Os doentes devem consultar os seus médicos sobre a possibilidade de ajustar as doses ou a programação em tempo quente, também devem evitar exposição a temperaturas elevadas assegurando que estão hidratados, transportando ventoinhas e procurando sombra ou ar condicionado, dizem os especialistas.

Foto
Os doentes devem consultar os seus médicos sobre a possibilidade de ajustar as doses ou a programação em tempo quente Mariia Zotova/GettyImages

Que medicamentos aumentam a sensibilidade ao calor?

Medicamentos para a tensão arterial e para a insuficiência cardíaca: Os inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ACE) suprimem a sede, tornando mais difícil saber quando beber mais água e aumentando o risco de desidratação. Os bloqueadores dos canais de cálcio podem causar desequilíbrios minerais, dificultando a regulação da temperatura do corpo, enquanto os bloqueadores beta podem dificultar a transpiração e manter o corpo fresco. Os diuréticos também podem causar desidratação e desequilíbrios minerais.

Medicamentos para as alergias: Alguns anti-histamínicos de venda livre reduzem a transpiração e podem prejudicar a regulação da temperatura.

Medicamentos psiquiátricos: Certos medicamentos antipsicóticos limitam a capacidade de transpiração dos doentes. Alguns antidepressivos têm o efeito oposto, aumentando a transpiração e reprimindo a sede. Os estimulantes, como as anfetaminas e outros medicamentos utilizados para tratar a perturbação de défice de atenção e hiperactividade, podem interagir com o sistema nervoso central para aumentar a temperatura corporal.

Medicamentos para a tiróide: Os comprimidos de hormonas da tiróide também podem aumentar a temperatura corporal, prejudicar a regulação da temperatura e causar transpiração excessiva.

Qual é o intervalo de temperatura seguro para guardar medicamentos?

O calor (e o frio) extremo pode alterar significativamente a eficácia dos medicamentos sujeitos a receita médica e dos medicamentos de venda livre.

Alguns medicamentos podem tolerar temperaturas até 30 graus Celsius, mas, em geral, devem ser armazenados a 15-25 graus Celsius num local fresco e seco, longe da luz solar. As directrizes de temperatura de armazenamento para medicamentos específicos podem ser encontradas nos sites dos fabricantes [e nas bulas dos fármacos]. É difícil prever até que ponto um medicamento se degradará em temperaturas extremas porque cada medicamento é diferente, explica Amy Bachyrycz, membro do corpo docente de farmácia da Universidade do Novo México, em Albuquerque nos EUA.

Em geral, os medicamentos não devem ser deixados em carros quentes ou durante horas em caixas de correio quentes se forem medicamentos encomendados pelo correio.

Sugerir correcção
Comentar