Acesso às creches divide executivo açoriano. Governo nacional vai no sentido oposto

Proposta do Chega nos Açores para priorizar crianças com pais trabalhadores no acesso à creche não é consensual no executivo regional. Governo da República demarca-se e diz que faz o oposto.

Foto
José Manuel Bolieiro e Luís Montenegro festejam vitória da AD nas eleições regionais de 4 de Fevereiro de 2024 Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
07:48

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O PSD ajudou a aprovar, na Assembleia Legislativa dos Açores, uma resolução do Chega para que as crianças de pais com “vínculo laboral” tenham prioridade no acesso à creche, motivando um debate sobre o contágio dos moderados pela direita radical. José Manuel Bolieiro começou por fazer a defesa da iniciativa, mas entretanto deu sinais de recuo, ao admitir que o critério ainda será avaliado. A medida não é consensual no interior do executivo regional e já levou à demarcação do Governo da República, que diz estar a seguir o caminho oposto da lógica excludente da recomendação aprovada nos Açores, ao adoptar critérios mais abrangentes e inclusivos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.