John Mayall (1933-2024), pioneiro do blues inglês, músico que apadrinhou toda uma geração

Músico incansável, vida dividida entre estúdio e palco, foi pioneiro do blues no Reino Unido com os seus Bluesbreakers, onde lançou Eric Clapton, Jack Bruce, Mick Taylor, entre outros. Tinha 90 anos.

Foto
John Mayall no Columbia Theater, Berlim, em 2019 Gina Wetzler/getty images
Ouça este artigo
00:00
08:01

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Era um bom cantor, na sua expressiva voz nasalada, e um multinstrumentista hábil no piano, na guitarra e, principalmente, na harmónica. Era um compositor que, mostrando-se fiel ao blues, se expandia além dele, mas, no momento da sua morte, na Califórnia, aos 90 anos, John Mayall será principalmente recordado por aquilo que, à sua volta, fez germinar. Pioneiro dos blues britânicos, apadrinhou nos seus Bluesbreakers, nos anos 1960, um sem-número de músicos que viriam a fazer história, como Eric Clapton e Jack Bruce, futuros Cream, John McVie, Peter Green e Mick Fleetwood, futuros Fleetwood Mac, ou Mick Taylor, futuro Rolling Stones.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.