Treze distritos em alerta por causa do calor. Temperaturas descem ligeiramente a partir de quinta-feira

Máximas descem dez graus na região de Lisboa na quinta-feira. Mais de 40 concelhos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Viseu, Guarda e Bragança enfrentam perigo máximo de incêndio.

Foto
Treze distritos de Portugal continental mantêm-se esta quarta-feira em aviso laranja devido ao tempo quente Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
03:24

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Treze distritos de Portugal continental mantêm-se esta quarta-feira em aviso laranja devido ao tempo quente, num dia em que há mais de 40 concelhos em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga estão sob aviso laranja até às 18h, passando depois a amarelo até às 18h de quinta-feira, altura em que as temperaturas vão começar a baixar, principalmente em algumas zonas do litoral.

O IPMA colocou também os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro e Coimbra sob aviso amarelo até às 18h devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima. Beja deverá chegar aos 42 graus, seguida de Évora e Castelo Branco com 41 graus e Portalegre e Santarém com 40. O distrito de Vila Real terá uma temperatura máxima de 39 graus, Lisboa, Viseu, Braga e Bragança 38 e Faro 36 graus.

Também o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo até às 18h por causa do tempo quente. O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa do tempo quente, mais de 40 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Viseu, Guarda e Bragança enfrentam um perigo máximo de incêndio rural. O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continente em perigo muito elevado e elevado de incêndio, alerta que vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até domingo.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta quarta-feira, no continente, a continuação de tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, vento fraco, sendo fraco a moderado do quadrante oeste e pequena descida da temperatura máxima no litoral das regiões norte e centro e pequena subida no Algarve. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 17 graus Celsius (em Setúbal) e os 25 (em Portalegre) e as máximas entre os 25 graus (em Aveiro) e os 42 (em Beja).

Para o arquipélago da Madeira, o IPMA aguarda períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do início da manhã, vento fraco a moderado de norte/nordeste e pequena subida da temperatura máxima nas terras altas. No Funchal as temperaturas vão variar entre os 21 e os 28 graus e no Porto Santo entre os 21 e os 26 graus.

Na quinta-feira, as temperaturas máximas vão começar a descer, principalmente em algumas zonas do litoral, como é o caso do distrito de Lisboa, onde as máximas vão descer 10ºC entre esta quarta e quinta-feira (de 38ºC para 28ºC). Em Sangres, há uma descida de 31ºC para 25ºC, em Coimbra de 34ºC para 29ºC e em Santarém de 40ºC para 32ºC. Em Portalegre estão previstos 36ºC de máxima para esta quinta-feira, em Évora 38ºC e em Beja, Faro, Braga e Bragança aos 37ºC. O Porto fica-se pelos 27ºC e Aveiro pelos 24ºC.