Estudantes universitários temem a “diminuição da diversidade dos públicos no ensino superior”

No arranque das candidaturas ao superior, perguntamos a associações académicas quais os principais desafios que os estudantes enfrentam. E são quase unânimes: o alojamento e a desigualdade.

Foto
Os elevados preços do alojamento estudantil continuam a ser um dos grandes desafios que os alunos do superior enfrentam Manuel Roberto
Ouça este artigo
00:00
07:55

Não é o ensino pouco adaptado à realidade do tempo em que vivem e ao mercado de trabalho ou a forma como o acesso ao ensino superior é feito, ou mesmo o pouco apoio dado dentro das próprias universidades às questões de saúde mental — ou melhor, é tudo isto, mas o que realmente tem sido um desafio para uma grande fatia dos estudantes universitários é mesmo a questão da habitação. A falta de casas e de quartos a preços acessíveis e a parca oferta pública de residências já afastam bons alunos de boas universidades, porque não conseguem suportar os custos que uma mudança de cidade implica. Nada disto é novo. São problemas antigos, mas que tardam em ser resolvidos, realçam as associações académicas que o PÚBLICO ouviu no arranque de mais um concurso nacional de acesso ao ensino superior, que se inicia esta segunda-feira e se prolonga até 5 de Agosto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.