Pogacar vence o Tour pela terceira vez e João Almeida termina em quarto

O resultado do ciclista português na Volta a França só fica atrás do alcançado por Joaquim Agostinho.

Foto
Tadej Pogacar celebra o seu triunfo na Volta a França Stephane Mahe / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
01:12

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) conquistou neste domingo pela terceira vez a Volta a França, após vencer o contra-relógio final, sagrando-se campeão de uma 111.ª edição em que o seu companheiro português João Almeida foi quarto.

Vencedor em 2020 e 2021, e vice-campeão nos anos seguintes, Pogacar confirmou a vitória final à frente do dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), o "destronado" bicampeão que foi segundo a 6m17s, e do belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), que na sua estreia na Volta a França foi terceiro, a 9m18s.

Na quarta posição ficou João Almeida, outro estreante na "Grande Boucle", que se tornou no segundo melhor ciclista português de sempre na prova, depois de Joaquim Agostinho, terceiro em 1978 e 1979.

O camisola amarela festejou ainda a sexta vitória em etapas nesta edição, ao ser o melhor no contra-relógio de 33,7 quilómetros entre o Mónaco e Nice, que cumpriu em 45m24s, relegando Vingegaard para segundo, a 1m03s, e o campeão mundial da especialidade Evenepoel para terceiro, a 1m14s.