Pelo menos 11 mortos em desmoronamento de ponte no norte da China

O balanço inicial das autoridades chinesas aponta ainda para mais de 30 desaparecidos. Desmoronamento surge numa altura em que a China tem sido fustigada por fortes chuvas e inundações.

Foto
China tem sido afectada por fortes chuvas e inundações Tingshu Wang / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
01:57

Pelo menos 11 pessoas morreram no desmoronamento de uma ponte no norte da China, noticiou este sábado, 20 de Julho, a agência oficial chinesa Xinhua, numa altura em que parte do país regista chuvas torrenciais.

Um balanço inicial aponta ainda para mais de 30 desaparecidos, de acordo com a televisão estatal chinesa CCTV, que transmitiu imagens da ponte parcialmente desmoronada.

A ponte de uma auto-estrada desmoronou-se na sexta-feira à noite (hora local) "devido a um forte aguaceiro e inundações repentinas" em Shangluo, na província de Shaanxi, acrescentou. Shangluo fica a cerca de 900 quilómetros a sudoeste de Pequim.

Cinco veículos caíram ao rio e as operações de socorro prosseguiam esta manhã, indicou a Xinhua, citando as autoridades locais.

Segundo a agência Reuters, que cita os média estatais do país, o Presidente chinês, Xi Jinping, pediu para que se façam todos os esforços de salvamento.

A autoridade nacional de bombeiros e salvamento da China enviou para o local uma equipa de salvamento que incluía 859 pessoas, 90 veículos, 20 barcos e 41 drones.

Desde terça-feira, vastas áreas do norte e centro da China têm sido atingidas por chuvas torrenciais, causando inundações e danos materiais consideráveis.

Também na província de Shaanxi, as fortes chuvas causaram cinco mortos e oito desaparecidos em Baoji, onde vivem cerca de 3,2 milhões de pessoas, disse na sexta-feira a Xinhua.

A China está a registar condições meteorológicas extremas este Verão, com temperaturas recorde em alguns locais, particularmente no norte do país, enquanto o sul está a sofrer com chuvas e inundações.

As alterações climáticas agravadas, de acordo com os cientistas, pelas emissões de gases com efeito de estufa, estão a tornar este tipo de condições meteorológicas extremas mais frequentes e mais intensas.

Em Maio, 48 pessoas morreram no desmoronamento de uma auto-estrada no sul da China, na sequência de chuvas torrenciais.