Sete mortos, incluindo crianças, em incêndio num prédio em Nice

Incêndio de grandes dimensões atingiu o sétimo andar de um prédio em Nice. Há três crianças e um adolescente entre as vítimas mortais. Autoridades desconfiam de mão criminosa na origem do fogo.

Foto
Imagem de arquivo. As três crianças entre as vítimas mortais pertenceriam à mesma família BENOIT MOSER / BSPP / HANDOUT / LUSA

Sete pessoas morreram num violento incêndio que consumiu um prédio na cidade de Nice, em França. Entre as vítimas mortais estão três crianças e um adolescente. O fogo deflagrou durante a madrugada desta quinta-feira, 18 de Julho, às 4h locais (menos uma hora em Portugal Continental), no sétimo andar de um edifício no bairro de Moulins. O caso está neste momento a ser investigado pelas autoridades francesas como um incêndio com mão criminosa.

De acordo com o Nice-Matin, um jornal da cidade, as três crianças pertenciam à mesma família e tinham cinco, sete e 10 anos. A quarta vítima mortal, um jovem de 17 anos, perdeu a vida ao saltar de uma janela na tentativa de escapar às chamas, juntamente com um homem de 47 anos que ficou em estado crítico e foi transportada para o hospital. As circunstâncias da morte das outras três pessoas ainda não são claras.

Trinta e três pessoas foram retiradas dos andares cimeiros do prédio através de escadas lançadas de um helicóptero. O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, viajou até Nice e confirmou aos jornalistas que, "perante os primeiros elementos" de prova recolhidos no local, decidiu "abrir uma investigação sobre actos de incêndio criminoso que levaram à morte" de pelo menos sete pessoas.

Hugues Moutouh, o autarca dos Alpes Marítimos, região no sudeste de França a que pertence Nice, afirmou que o incêndio consumiu um apartamento com 10 pessoas no interior onde vivia "uma família de origem comoriana". O fogo terá tido origem nas zonas comuns do segundo andar, mas propagou-se pela chaminé do prédio até ao topo. Seis dos mortos foram encontrados ainda dentro do apartamento atingido.

O Presidente de França, Emmanuel Macron, já reagiu ao caso. "Estou comovido com Nice após o incêndio mortal no bairro de Moulins. Agradeço aos serviços do Estado e aos serviços de emergência pela sua acção. Os nossos pensamentos estão com os entes queridos das vítimas. Estamos ao lado deles e ao lado de toda a população de Nice. Unidos", escreveu o chefe de Estado francês nas redes sociais.

Sugerir correcção
Comentar