Fóssil do dinossauro Apex leiloado pelo valor recorde de 40,7 milhões de euros

O fóssil do dinosauro vendido em leição, um estegossauro, foi descoberto há dois anos no Colorado, nos Estados Unidos.

Foto
Sotheby’?s
Ouça este artigo
00:00
02:33

O esqueleto de um dinossauro Stegosaurus, apelidado de Apex, foi leiloado em Nova Iorque, na quarta-feira, por 44,6 milhões de dólares (40,7 milhões de euros), multiplicando o seu preço estimado e tornando-se o fóssil mais valioso do mundo.

O Apex, que mede cerca de três metros de altura e seis metros de comprimento, foi descoberto há dois anos no Colorado (Estados Unidos) e colocado a leilão entre quatro e seis milhões de dólares (3,6 e 5,5 milhões de euros) como o “melhor exemplar” deste famoso dinossauro que viveu há 150 milhões de anos, no final do Jurássico.

A Sotheby’​s indicou que o comprador do Apex é anónimo, mas está a considerar emprestar o esqueleto a “uma instituição norte-americana” ​e que, após vencer a batalha de licitação de cerca de 15 minutos, declarou: “O Apex nasceu na América e vai ficar na América.”

O esqueleto de Apex, um dos mais completos e melhor preservados de um dinossauro, superou a marca alcançada por Stan, um tiranossauro completo que foi vendido em 2020 por 31,8 milhões de dólares na Christie’​s, dando continuidade à tendência de aumento do interesse e do preço destes fósseis nos leilões.

A Sotheby’​s já tinha vendido em leilão o primeiro esqueleto de um dinossauro em 1997 por 8,4 milhões de dólares: o T-rex Sue, que recebeu o nome da paleontóloga (Sue Hendrickson) que descobriu o esqueleto deste Tyrannosaurus rex no Dakota do Sul (EUA), em 1990.

Agora, a leiloeira esteve envolvida em todo o processo relativo ao fóssil do estegossauro (um herbívoro), desde a descoberta do Apex pelo paleontólogo Jason Cooper até à venda, marcando a sua primeira parceria.

A Sotheby’​s indicou ainda que a sua especialista Cassandra Hatton documentou o processo, incluindo escavação, restauro e “preservação de informações contextuais, como impressões da pele fossilizada e três “ossículos” (armadura de garganta)” que foram vendidos juntamente com o esqueleto.

Um dinossauro de idade avançada

O Apex não apresenta sinais de combate ou danos causados por predadores, mas sim indícios de artrite, indicando que atingiu uma idade avançada, segundo um comunicado que descreve a sua “fossilização soberba” que preservou “ossos delicados”, como as frágeis placas dérmicas cervicais.

O que não foi determinado, segundo o jornal The New York Times, é se o Apex era um macho ou fêmea.

Recentemente, a Sotheby’​s vendeu o esqueleto completo de um Gorgosaurus, parente do tiranossauro Rex, por mais de seis milhões de dólares. Já a Christie’​s também tinha vendido este ano um esqueleto de dinossauro Deinonychus por 12,4 milhões, embora abaixo do recorde para um fóssil.