Crias de crocodilo em vias de extinção nascem no Cambodja
O Cambodja assistiu ao nascimento de 60 crias de crocodilo-siamês, espécie em vias de extinção. É um “verdadeiro sinal de esperança” para os conservacionistas da natureza.
Depois de mais de 20 anos de esforços para reavivar o número de crocodilos siameses nas montanhas Cardamoro, no Cambodja, o país acolheu 60 crias da espécie em vias de extinção.
Segundo a BBC, foram cinco os ninhos encontrados por habitantes locais em Maio. As crias, cujos ninhos foram protegidos por uma equipa de conservação 24 horas por dia, acabaram por nascer no final de Junho.
Para os conservacionistas da natureza, a chegada de novas crias representa um “verdadeiro sinal de esperança”. “A eclosão de 60 novos crocodilos é um impulso tremendo”, disse Pablo Sinovas, líder do grupo de conservação Fauna & Flora, do Cambodja.
Os crocodilos-siameses já estiveram espalhados por grande parte do Sudeste asiático, mas depois de décadas de caça e perda de habitat foram classificados como espécie “criticamente ameaçadas”.
Temia-se inclusivamente que os crocodilos estivessem extintos até serem redescobertos no Cambodja em 2000, país onde se localiza a maioria dos 400 espécimes actualmente existentes no mundo inteiro.
Os répteis de água doce possuem uma crista óssea na parte de trás da sua cabeça que os torna distintivos, e podem atingir até três metros.
Para Pablo Sinovas, esta novidade foi extremamente encorajadora para “esforços colaborativos de conservação”, esforços que envolveram conservacionistas, organizações não-governamentais locais e o Governo do Cambodja.
Pablo Sinovas esclarece que a Fauna & Flora tem vindo a trabalhar em conjunto com as autoridades locais para desenvolver um programa que permita criar os novos espécimes em cativeiro antes de os libertar em habitats adequados, localizados nas montanhas Cardamomo.