Starmer recebe líderes europeus para “mudar a forma como o Reino Unido se relaciona” com o continente

Novo primeiro-ministro britânico pretende aproveitar cimeira da Comunidade Política Europeia esta quinta-feira em Inglaterra para fazer um “reset” nas relações pós-“Brexit”. Foco estará na segurança.

Foto
Novo primeiro-ministro britânico estreou-se em cimeiras internacionais na semana passada, na reunião dos 75 anos da NATO, em Washington D.C. TING SHEN / POOL / EPA
Ouça este artigo
00:00
06:50

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A cimeira europeia que o ex-primeiro-ministro britânico Rishi Sunak não tinha grande interesse em organizar – por estar mais preocupado em preparar as eleições que, entretanto, o Partido Conservador perdeu – aparece no calendário político do seu sucessor, Keir Starmer, como uma boa oportunidade para pôr em prática um dos eixos da política externa do novo Governo trabalhista: fazer um “reset” nas relações europeias pós-“Brexit” e, nas palavras de Starmer, “mudar a forma como o Reino Unido se relaciona com os seus parceiros europeus”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.